Foto: Renan Mattos (Diário)
Idosos a partir de 64 anos vão poder tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19, que está atrasada, nesta quarta-feira. Podem receber a vacina aqueles que fizeram a primeira dose em 1º ou 3 de abril. Com isso, haverá doses suficientes para zerar todas as segundas doses ainda em atraso em Santa Maria.
Menos de um terço das doses para pessoas com 30 anos ou mais são aplicadas em Santa Maria
A vacinação ocorrerá nos mesmos locais onde a pessoa tomou a primeira dose, com exceção de quem fez a primeira aplicação no Shopping Praça Nova. Esses idosos devem ir até o estacionamento da loja Havan. Todos devem levar carteirinha de vacinação e CPF.
Quarta-feira, das 8h ao meio-dia – 2ª dosePara quem tem 64 anos ou mais e tomou a 1ª dose em 1º ou 3 de abril
Loja Havan (para quem fez a 1ª dose no Shopping Praça Nova)
UFSM, em Camobi
UBS Wilson Paulo Noal
Clube Dores
Clube 21 de Abril
Associação Comunitária Tancredo Neves
ESF Vitor Hoffmann
UBS Oneyde de Carvalho
UBS Kennedy
UBS Floriano Rocha
UBS Passo das Tropas
UBS São Francisco
DOSES EM ATRASONesta terça-feira, o Rio Grande do Sul recebeu vacinas da CoronaVac para zerar as segundas doses em atraso. Em Santa Maria, apenas idosos com 64 e 65 anos ainda não tiveram a segunda aplicação.
Para a ação desta quarta, será usado pequeno quantitativo que a prefeitura já tem armazenado e mais as doses da nova remessa que chegou nesta terça em Porto Alegre. Para isso, a prefeitura enviou um carro para a Capital para pegar as doses, que chegarão ainda na noite desta terça. Segundo a prefeitura, isso foi feito para agilizar o processo e aproveitar a estrutura da ação que já estava prevista nesta quarta para idosos de 65 anos.
CORONAVACConforme a bula da CoronaVac, a segunda dose deve ser aplicada entre duas a quatro semanas após a primeira. Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), em caso de ser ter perdido a segunda dose, a recomendação é completar o esquema. Ou seja, tomar a segunda dose mesmo depois do tempo.
De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão é que a imunização completa após a segunda dose ocorra cerca de 15 dias da vacinação. Além disso, mesmo após o esquema vacinal completo com as duas doses, é necessária a continuidade do uso da máscara de proteção, de álcool em gel ou higienização das mãos com água e sabão e evitar aglomerações.